Sobre a Revista

Bem-vindo (a) ao Jornal Políticas Educacionais, periódico Qualis CAPES A2, em circulação desde 2007 e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Tem por finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temas que envolvem a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outros temas desse campo do conhecimento. O JPE também conta com uma sessão de “Teses e Dissertações”  que é destinada à divulgação científica dos trabalhos de egressos(as) da Linha de Políticas Educacionais do PPGE da UFPR.

Edição Atual

v. 19 (2025)
					Visualizar v. 19 (2025)
Publicado: 2024-12-27

Artigos

  • PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575
    Eliane da Costa Bruini, Márcia Aparecida Jacomini
  • CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E A PRIVATIZAÇÃO DA OFERTA EDUCACIONAL (2019-2024)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98236
    Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
  • ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325
    Manuela Rolim de Moura, Martha Kaschny Borges
  • EFEITOS DO “TETO DE GASTOS” NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: ALTERNATIVAS E DESAFIOS alternativas y desafíos

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98215
    Akeson Helder Rosa de Alcântara, Gustavo Henrique Petean, Maria Carolina Carvalho Motta
  • POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239
    Juliana Kussem
  • TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS MUNICÍPIOS/ENTIDADES INTERMUNICIPAIS PORTUGUESAS EM MATÉRIA EDUCATIVA ENTRE 2013-2022: INTERSEÇÕES ENTRE O PRESCRITO E O REAL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96954
    Maria Salomé Almeida Simões
  • RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386
    Viviane Rauane Bezerra Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
  • A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963
    Vanessa Viebrantz Oster, Angela Maria Martins, Edmar Lucas Ferreira Sehnem
  • DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936
    Caio Cesar Silva Nascimento, Daniel Camargo, Rafael Ângelo Bunhi Pinto.
  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: COMO AS CONDIÇÕES DE ACESSO E DE PUBLICIDADE DAS INFORMAÇÕES DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PODEM ALTERAR ESSA RELAÇÃO?

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95956
    Simony Rafaeli Quirino, Larissa Felipe Superchinski
  • PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DAS METAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI 2020-2024) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96773
    Jean Kleiton Roque Silva, Oséias Santos Oliveira
  • O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022)

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820
    Valéria Gouveia do Carmo Ferreira, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
  • A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559
    Simone Fátima Flach
  • POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM EGRESSOS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95823
    Shirley de Lima Ferreira Arantes

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081
    Maria Nilvane Fernandes, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE ANGOLA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96877
    Rafael Ferreira de Souza Honorato, António Luís Julião
  • A ESCOLA NA SOCIOEDUCAÇÃO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96707
    Maria Nilvane Fernandes, Elizabeth Trejos-Castillo
  • “É BEM LIMITADA A VISÃO DE FUTURO QUE ELES TÊM...” POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA PARAÍBA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96871
    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Adriege Matias Rodrigues, Abigail Sales da Costa Rocha
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115
    Érika Pimentel da Silva, Manuelle Inez de Sousa Borges, Willian Lazaretti da Conceição
  • UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942
    Marta Cossetin Costa
  • FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619
    Liana Correia Roquete Albuquerque, Maria Abádia da Silva
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906
    Márcia Cossetin, Margarete Chimiloski Dolla, Mariza Scheffer Freire, Ireni Marilene Zago Figueiredo
  • “NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341
    Mariana Tafakgi, Eduardo Ribeiro

Resumos de Teses e Dissertações

  • GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: BASE LEGAL, TENDÊNCIAS E PERFIL

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98631
    Danieli D' Aguiar Cruzetta
  • REMUNERAÇÃO PARA O DIRETOR ESCOLAR: UM PANORAMA DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98671
    Marta Clediane Rodrigues Anciutti
  • A LEI Nº 13.415/2017 E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS CAMINHOS DA REFORMA NOS INSTITUTOS FEDERAIS

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98853
    Alessandro Ezequiel Paixão
  • ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA (2015-2024) NO CONTEXTO DA CRECHE

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98406
    Larice de Carvalho da Silva Ventury
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CUSTO-ALUNO-QUALIDADE : UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98410
    Cleci da Cruz Martins
  • A TRAJETÓRIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MOÇAMBIQUE: TENDÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98538
    Joaquim António
  • AS MUDANÇAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98719
    Gabriel Germano
Ver Todas as Edições